segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO, SERÁ?




A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO , SERÁ ?

Vou confessar pra vocês , só durmo quatro horas por noite. Que bom! Me sobra tempo para: pensar, agradecer a deus, observar minha esposa dormindo, a coisa mais linda , dorme que nem um anjinho, e porque não; como ganhar dinheiro.

Mas eu sou um dos adeptos daquela celebre frase de Albert Einstein: "5% de inspiração e 95% de transpiração", Silvio Santos também gosta muito dela, na verdade quer ganhar dinheiro? Trabalhe muito!

Eu acredito que a propaganda seja uma boa aliada, me preocupo bastante com ela e sou muito a favor de fazê-la, mais sempre procuro fazer com sabedoria, não sou daqueles que investem alto custo, procuro usar mais a criatividade. Gastar muito com propaganda não quer dizer que teremos o retorno esperado.

Vou relatar agora, três experiências, duas delas foram executadas por mim no trailer de lanche que vocês já devem ter lido no post chamado: "Como ganhar dinheiro com apenas um real', e a terceira passei a idéia para um amigo.

Vamos lá:
A primeira experiência, é sobre um cavalete que é muito utilizado por nós comerciantes e que causa um ótimo retorno quando você trabalha durante o dia, só que eu trabalhava a noite, quem vai ver um cavalete a noite? Foi daí que surgiu a idéia de iluminá-lo, e foi o que fiz. Vocês nem imaginam o sucesso que causou entre os comerciantes da redondeza, todo mundo pedia o telefone de quem criou o cavalete iluminado e eu respondia que fui eu próprio que o criei, fui a um fabricante de cavaletes e personalizei um moldando às minhas necessidades.


A segunda, anunciei no carro de som as promoções do trailer, vocês estão pensando: Cadê a novidade, todo mundo faz isso. Pois é e todo mundo faz anuncio com voz,é verdade, porém, com voz desconhecida. Ai é que vem a criatividade "há... há... hi... hi... quem quer dinheiro?" Isso mesmo que você esta pensando a voz é de nada mais nada menos que o melhor comunicador do país, Sílvio Santos. Foi um verdadeiro sucesso, foi muito  bom o retorno que essa propaganda gerou, não tinha um que não olhasse quando o carrinho de som passava por perto, pena eu não ter mais o CD com a música gravada, senão a disponibilizaria aqui.

A terceira - não aconteceu comigo e sim com um amigo, ele alugou uma garagem para montar uma serralheria, não era porta de aço de enrolar, que normalmente todas as lojas usam, era um enorme portão de ferro que abria para fora. Todos os fregueses e amigos do comerciante criticavam o enorme portão dizendo que estragava o visual, não dava boa impressão para a firma, os fregueses tinham dificuldade para saber que ali existia uma serralheria, entre outros problemas visuais.

Um dia apareci por lá para fazer uma visita e dei-me de cara com o enorme portão, logo depois de dar bom dia comentei: "- Godofredo, esse portão...?" Ele me interrompeu com sua voz forte e extremamente aborrecido disse: "Já sei Oliveira, todo mundo me falou desse maldito portão, e pode deixar que irei tirá-lo ainda esta semana, não precisa nem dizer isso!" Dei um sorriso e disse: "Não meu amigo, não iria criticar o portão, muito pelo contrário, podemos tomar proveito dele e usá-lo a seu favor, se quiser posso explicar como...". Ele fez cara de curioso e continuei. "Todo comerciante quer colocar um cavalete para divulgar suas atividades e olha que lindo 'cavalete' você tem a sua disposição (referindo-se ao enorme portão). Se você comprasse um 'cavalete' deste tamanho todos comerciantes ao seu redor iriam reclamar, inclusive os moradores, mas como o portão faz parte integrante do prédio, ninguém pode falar nada, então o que acha de pintá-lo de amarelo e colocar letras GARRAFAIS pretas, você perceberá que bem de longe todos lerão: SERRALHERIA."



Depois de algum tempo passei por lá e percebi que ele não havia aplicado a idéia que sugeri. Tenho uma foto que tirei na época e decidi fazer uma simulação pelo computador de como seria se ele tivesse aplicado minha sugestão e gostaria que comentassem a respeito, dizendo se concordam ou não com a idéia de aproveitar o portão para propaganda do meu amigo serralheiro.


Caso ache válido, fique a vontade para aproveitar minhas experiências e idéias e registre aqui seu resultado, torço que seja positivo.

Escreva-me um e-mail contanto também suas experiências de comércio, gostaria muito de ouvi-las: oliveira.bign@gmail.com

Um abraço do amigo Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário